DELEGACIA DO CONSUMIDOR

Polícia Civil participa de workshop de enfrentamento a fraudes de combustíveis

30/10/2018 - 16:10

Assessoria | PJC-MT

Mais de 50 profissionais da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, entre eles servidores da Polícia Judiciária Civil, participaram nesta terça-feira (30.10), em Cuiabá, do  “Workshop Combustível Legal”, direcionado ao enfrentamento à fraudes de combustíveis.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, a capacitação é promovida pela Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), e tem como principal objetivo levar informações e esclarecimentos voltados ao  combate das irregularidades nos setores de combustível.

Presente no workshop, o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, falou sobre a importância de se fazer segurança pública integrada com a sociedade civil. “Eventos como esse são vitais para a especialização da nossa atividade, que exige essa formação contínua. Essas iniciativas também são importantes para mostrar para a sociedade a importância do combate a ilícitos que muitas vezes não são percebidos pela população”,  declarou.

O secretário também frisou os prejuízos na arrecadação do Estado com as fraudes em uma bomba de combustível. “Traz danos, porque o Governo deixa de arrecadar e esse recurso traz impactos no atendimento ao cidadão. Por causa da demanda desse setor da sociedade civil organizada, conseguimos criar um Núcleo Contra Fraudes em Combustíveis, o que é um avanço, e precisamos continuar neste caminho de integração e crescimento”, ressaltou Gustavo Garcia.

Conforme o delegado da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), Antonio Carlos de Araujo, o Workshop é uma parceria entre a Especializada e a Plural, a fim de trazer conhecimento, com intuito de fortalecer as operações de combate as irregularidades, fraudes e ações ilícitas existentes nos setores de combustível.

“Triplicamos o número de policiais civis nesse evento para que tenhamos cada vez mais especialização nas operações de fiscalização, as quais deverão também se estender para interior do estado”, disse.

Para o representante da Plural, Carlo Rodrigo Faccio, o evento busca levar esclarecimentos aos órgãos fiscalizadores, referente ao “Movimento Combustível Legal”, e desmitificar alguns temas relacionados ao dia a dia do consumidor.

“O treinamento visa demostrar aos agentes públicos, quais as principais formas e tipos de irregularidades que acontecem, para que possam atuar de forma assertiva e efetiva. É de suma importância o estabelecimento de forças tarefas permanentes e integrada com as diferentes instituições, conforme suas competências e atribuições. Hoje, existem várias particularidades desse setor, e uma das preocupações é levar conhecimento também para o consumidor, para que possa se defender na hora do abastecimento”, destacou Carlo Rodrigo Faccio.

Participaram do workshop policiais civis lotados na Decon, Defaz, Derrfva, Delegacia Regional de Cuiabá e Várzea Grande, Diretoria de Inteligência, Diretoria de Interior, da Sesp, servidores da Sefaz,Ministério Público, Procon Municipal e Estadual, Politec, fiscais do Ipem/Inmetro, entre outros convidados.